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Conteúdo é rei - Google “Panda“ - Mídias Sociais
Desmistificando SEO #02

10 de Out de 2012 | Tecnologia
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Há um tempo atrás o Google, líder no mercado de buscas na Internet, fez uma pesquisa para descobrir qual era o motivo de estar perdendo uma leve fatia do mercado para o recém criado buscador da Microsoft, o Bing. As pesquisas indicaram que o Google tinha “baixa credibilidade” nas respostas oferecidas. Isso queria dizer que, quando a pessoa buscava a palavra “bolsa”, sempre aparecia um site de sacanagem ou um site nada haver com o assunto nas respostas.

O Google então decidiu criar outros critérios para ranqueamento, baseados em relevância de conteúdo e na confiabilidade de outros usuários. Ancorou sua nova versão chamada de “Panda” em uma ideia muito básica que se baseia na premissa de que se diferentes pessoas, em diferentes lugares falam sobre o assunto buscado, então ele tem confiança.

Pensando assim, onde ele chegou? Nas redes sociais, claro! Lá todo mundo fala, elogia, critica, especula, linka, cita, cria afinidade e interage.

O Google Panda foi criado para medir a confiabilidade das páginas, mas ele não leva em consideração somente as redes sociais, ele usa outros fatores como comportamento das buscas, usabilidade do site, tempo de carregamento das páginas, conteúdo duplicado, conteúdo antes da quebra da página, bounce rate e uma dezena de outros fatores.

Não deixe de lembrar que os outros critérios básicos para relevância continuam valendo mais do que nunca, e que um site bem montado, com um domínio relevante, bem linkado, ainda é um site muito bem visto pelo Google. Mas a partir daí, para divulgar e gerar ações pelas mídias sociais é um pulo, não é!

Invista nas Redes Sociais, dedique um tempo para criar e gerenciar os perfis de sua empresa nas principais redes, como Facebook e Twitter. Curtir, compartilhar, retweet, +1 google plus são novas métricas que agora fazem a diferença no ranqueamento. Publique conteúdo relacionado ao trabalho que sua empresa realiza, divulgue seus serviços e atividades. Esteja presente! Ressaltamos que nada adianta ter perfis nas redes, se eles não são regularmente atualizados. Em muitos casos e de acordo com a demanda de suas publicações, é indicado a contração de um profissional capacitado para coordenar corretamente todas as atividades pertinentes ás redes sociais.

SEO é um assunto de constante aprendizado, no nosso próximo texto sobre esta série abordaremos o Link Building (construção de uma rede de links), aguarde!

Tags: desmistificando, seo, visitas site, google panda
Bruno Risso
postado em Tecnologia por

Aumentando as visitas em seu site Desmistificando SEO #01

02 de Out de 2012 | Tecnologia
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Você já parou para pensar porque determinados sites aparecem logo nas primeiras páginas de resultados do Google?

A resposta primária é até simples, os sites que aparecem logo de cara em uma simples pesquisa são os que tem alta relevância quanto ao assunto procurado. Mas se um site tem a mesma relevância sobre o assunto procurado que o outro, qual o critério para escolher qual fica acima?

Sites de busca, como o Google, utilizam milhares de critérios para posicionar um site em seus resultados. Para fazer o “checklist” destes critérios seria necessário uma boa barra de rolagens e paciência de ler todos os itens, mesmo assim, se preenchermos todos os itens requisitados, não haveria garantias de que o site em questão estaria bem posicionado.

Para um site estar bem colocado nas páginas de busca e assim ter maiores chances de receber visitas, ele deve se utilizar de técnicas de SEO “Search Engine Optimization” (em português: Otimização de Motores de Busca) e/ou também de links patrocinados.

As técnicas de SEO funcionam para os mecanismos de buscas mais conhecidos, como o Google, Yahoo e Bing. Já os links patrocinados utilizam a publicidade dentro dos próprios mecanismos de busca.

O número de profissionais especializados nesta área cresce a cada dia e a contratação destes profissionais é indicada.  Não é um trabalho fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças.

O trabalho do SEO é extenso e quase sempre a longo prazo. Além de utilizar técnicas próprias, o profissional de SEO faz o uso de táticas simples como compra de domínios de alta relevância ao assunto abordado, disseminação de links do site em questão para outros sites de maior audiência, e também utiliza ferramentas diversas espalhadas pela internet, afim de rastrear o que pode trazer maiores resultados.

No mundo do SEO, nenhum esforço de posicionamento é válido se o seu conteúdo não é relevante, não é original ou é repleto de erros de português. O grande primeiro passo para atrair visitantes para o seu site é escrever conteúdos com freqüência, de preferência textos inéditos e originais. Sites e blogs que copiam informações alheias sem dar os devidos créditos, além de agir de maneira antiética, também acabam se tornando irrelevantes nos mecanismos de busca por se tratarem de apenas uma réplica de um conteúdo anteriormente publicado.

É importante ressaltar que apesar de todo esse gerenciamento, é impossível estar nas primeiras posições nos resultados dos buscadores para todas as keywords (palavras chave) ligadas ao seu site.  Na visão do Google, empresas devem possuir sites rápidos, estáveis, com códigos bem escritos e sem conteúdo duplicado.

Nas empresas não costuma-se muito falar nisso, mas o trabalho de SEO depende muito mais do direcionamento de marketing do que as pessoas costumam acreditar! A pessoa designada a esta tarefa tem a reponsabilidade de apontar os produtos (no caso palavras chave) que deverão ser trabalhadas, analisar os dados da campanha feita, etc.

Lembramos que o SEO não é o único responsável pelo sucesso de um site, então invista na divulgação em todas as maneiras possíveis, seja em um folheto, cartão de visita, boca a boca, etc.

Postaremos mais sobre SEO em breve.

Tags: desmistificando, seo, visitas site
Bruno Risso
postado em Tecnologia por

Você sabe o que é o Foursquare e qual é a importância dele para a sua empresa?

23 de Ago de 2012 | Tecnologia
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Diferente das outras redes sociais do momento, o Foursquare promove a interação do internauta com o mundo online e offline e vem chamando a atenção de diversas empresas no mundo todo graças a possibilidades de ações promocionais com baixo custo de anuncio. Com um visual bem intuitivo e funcionamento similar a um misto de Google Maps e Twitter, ele basicamente permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu smatphone. Ou seja, se você está em um restaurante, cinema, show, shopping ou qualquer outro estabelecimento, é possível informar seus amigos através do Foursquare.

 

Tudo funciona na base dos chamados "check-ins”, cada vez que você chega a um estabelecimento e realiza um check-in, que além de ser compartilhado com seus amigos do Foursquare, pode também ser compartilhado em outras redes sociais como o Facebook e Twitter.  Com o intuito de ser colaborativa, a rede é mantida pelos usuários, que registram os locais que visitam e adicionam dicas a seu respeito.

 
Segundo dados apresentados pelo próprio site, a rede soma globalmente mais de 20 milhões de usuários, 750 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 2 bilhões de check-ins. No Brasil, cresceu cerca de 800% no último ano.
 
Com números tão significativos, para uma empresa o Foursquare pode trazer diversos benefícios se bem administrado, como:
- Aumento de divulgação de sua empresa nas redes sociais, capturando mais clientes.
- Acompanhamento das visitas na sua empresa, permitindo criação de promoções especiais para seus clientes, premiando os clientes assíduos.
- Disponibilidade de ferramentas para sua empresa aumentar a interatividade com clientes.
- Permite que seus clientes compartilhem suas opiniões sobre sua empresa, produto ou marca.
-Conhecer ainda mais o seu cliente, criar um relacionamento, criar buzz, descobrir novas oportunidades.
 
Existem algumas ferramentas no Foursquare para que as empresas possam se utilizá-lo para realizar promoções e melhorar cada vez mais a comunicação com seu público. Uma das formas é se identificar como dono da venue (local), e a partir dessa ação, criar promoções para atrair os usuários para seu estabelecimento, as chamadas Specials.
 
Existem dois gêneros distintos de campanha oferecidos, a primeira para atrair novos clientes e a segunda para premiar clientes existentes. São cinco os tipos de campanha para atração de novos consumidores:
 
Swarm Special: consiste em uma promoção que somente ocorre após um determinado número mínimo de usuários realizarem crescem em sua venue. Assim que isso acontece, a premiação é desbloqueada. (exemplo: Entre as 22h e às 24h check-in com 5 ou mais pessoas em qualquer um dos 500 restaurantes Applebee’s é oferecido uma porção de Mozzarella Sticks).
 
Friends Offer:  A empresa define que o check-in deverá ser feito em sua venue por um grupo de pessoas com o número de integrantes pré-determinado (exemplo: a H & M lançou uma promoção com o seguinte conceito: faça check-in junto com três amigos ganhe 24% de desconto em qualquer item da loja).
 
Flash Special: Tipo de promoção em que a empresa estipula um número pré-definido de Specials a serem liberados para as primeiras pessoas que chegarem a partir de determinado horário (exemplo: de 11/03 até o dia 09/04 o primeiro cliente que fizer check-in em sua loja ganhará um vale-compras de R$20).
 
Newbie Special: Ao realizar o check-in na sua venue o cliente recebe algum brinde ou desconto. Este tipo de promoção serve para atrair e fidelizar clientes (exemplo: até o dia 11 de abril a Cupcakeria está oferecendo 5% de desconto para todos os clientes que fizerem o check-in pela primeira vez em qualquer uma das suas venues).
 
Check-in Special: Disponibiliza para todas as pessoas que fizerem check-in na sua venue, totalmente livre para suas definições (exemplo: Usuários do Foursquare tem desconto de 15% para o tratamento no spa e 25% as segundas em um salão de beleza).
 
Para premiar clientes já captados, existem dois tipos de campanha, a “Loyality Special”, nela o estabelecimento pode premiar seu consumidor a cada numero pré-determinado de visitas consecutivas, a cada número pré-determinado de visitas totais ou por ter sido leal por um certo período de tempo. (exemplo: No seu sétimo jantar em um determinado restaurante, procure o chefe para a opção de uma refeição personalizada não existente no cardápio pelo preço normal).  A segunda opção é a “Mayor Special” a qual premia o Mayor do local, Mayor é considerado o usuário que mais deu check-in na venue. No Brasil, o Spoleto realizou uma campanha em que toda sexta feira o primeiro Mayor que comparecesse no restaurante recebia uma refeição totalmente de graça.
 
As possibilidades variam de acordo com o seu tipo de negócio e público, porém são válidas para empresas tanto de grande e pequeno porte.  Dedique um pouco do seu tempo para conhecer um pouco mais o Foursquare e aproveite os resultados!
 

 

Tags: foursquare, check-ins,público, check-in,twitter,campanha
Aline Lima
postado em Tecnologia por

Por que um site mobile é importante?

05 de Abr de 2012 | Tecnologia
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Com um site montado e adaptado para celular, você pode ter certeza que sua informação é acessível e pode ser visualizada em uma tela menor, de maneira rápida e adequada, sem desperdício de cliques ou sem riscos de seu cliente não achar o que procura.

O site montado especificamente para celular oferece às pessoas uma busca fácil, confortável, rápida e eficiente.

Um estudo diz que 77% das pessoas que procuram informações em um determinado local, ligam ou visitam um negócio após procurarem mais informações utilizando seus Smartphones.

Os clientes que visualizam um site adequado e adaptado para celulares Smartphone podem:

- Acessar um mapa para localização da sua empresa com facilidade;

- Procurar informações, produtos e serviço de forma simples, rápida e confortável;

- Clicar em um botão para ligar para o seu negócio em segundos, sem necessidade de digitar números (imagem que ilustra este post).

Se seus clientes não te acham, como irão fazer negócios com você? Em um mundo de informação fácil e livre como o de hoje, não há espaço para erros!

Pense nisso!

75% dos compradores de Smartphones, relatam que suas decisões de compra foram influenciadas pela utilização de um Smartphone.*

*Fonte Google

Tags: site, smartphone, mobile, celular
Bruno Risso
postado em Tecnologia por

Será que minha empresa precisa de um site para celular?

23 de Mar de 2012 | Tecnologia
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Como empresário, você tem que considerar todas as oportunidades para construir ou expandir seu negócio, e garantir que é capaz de conectar-se com o maior número de clientes possíveis.

Uma das maneiras que provavelmente mantem você conectado aos amigos, família e ao seu negócio é através de seu Smartphone.

Mais e mais pessoas possuem Smartphones conectados a suas mãos, para a cada hora de vigília acessar direções, entreter, enviar e-mails, gerenciar agenda ou apenas fazer qualquer outra coisa que você possa imaginar!

Os celulares estão mudando a maneira de como acessar a internet e de como usar tecnologia em nossas vidas diárias. É só parar e pensar na fila do mercado, na rua ou no banco que você esteve hoje, com certeza vai conseguir lembrar de alguém com a cara dentro de uma telinha.

Pessoas conectadas a Smartphones exigem mais informações, mais conteúdo, mais rapidamente. Você só tem alguns segundos para atrair novos clientes e permitir que seu consumidor ache o que está procurando, analise seus produtos e/ou serviços e tome a decisão de ligar, comprar ou compartilhar seu conteúdo. Você tem que estar presente neste momento, da melhor e mais fácil maneira possível.

Uma das formas de atingir mais clientes que estão em Smartphones é certificar-se que você tem um site mobile. Um site mobile (site para celular) é uma outra versão do seu site, repensada em todos os aspectos para facilitar a usabilidade e navegação considerando dimensões menores e a importância da entrega total ou parcial das informações do seu site Desktop.

Isso também interage de uma forma brilhante com seu consumidor, e mostra mais uma vez, que imagem de marca é primordial.

Confira nos links abaixo alguns cases de Sites para Smartphone / Sites para celular / site mobile / Estratégias mobile desenvolvidos pela Procriativo:

- Site mobile Edalco construtora


- Leitura de QR Code no crachá apresentando Programação do evento CONADI 2011
no Smartphone/Celular

 

Tags: site, mobile, celular, smartphone
Bruno Risso
postado em Tecnologia por
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