Uma parcela considerável do empresariado ainda não faz a divulgação de seus negócios na internet por achar que esse é um segmento em que eles não têm como participar ou que não tem a mínima chance de conseguir a mesma projeção que as grandes empresas, o que é um grande engano. A necessidade das pequenas empresas promoverem ações de Marketing Digital vem aumentando a cada dia, tornando-se um mercado expansivo, que já ameaça até mesmo a televisão em termos de verba publicitária alocada. Portanto, para o pequeno e médio empresário, é simplesmente um suicídio não estar presente na Internet.
Mas porque a maioria das pequenas empresas ainda não anuncia na Internet? Por falta de conhecimento e por considerarem que o Marketing Online é muito caro para uma empresa pequena. Essa impressão vai se dissipando à medida que inúmeras ferramentas disponíveis para Marketing Digital de pequenas empresas e seus custos são apresentadas.
Outro medo dos empresários é de que as pequenas empresas não podem concorrer em pé de igualdade com os grandes nomes do mercado. Apesar de seu grande nome e tamanho, muitas empresas pecam em campanhas de marketing digital. Questões básicas de SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing e Redes Sociais parecem ser absolutamente ignoradas nessas campanhas e o resultado, obviamente é abaixo do esperado. Isso muitas vezes ocorre por falta de capacitação dos profissionais envolvidos e desconhecimento dos recursos por parte dos empresários.
Para o pequeno empresário que deseja ingressar no Marketing Digital, é essencial conhecer as diversas ferramentas disponíveis hoje em dia para saber o que pode ou não ser feito. Não há motivo para sua empresa ficar de fora desse mercado, pesquisas comprovam que atualmente a maioria dos consumidores decide suas compras a partir de informações que consegue na Internet, portanto se a sua empresa não está lá, está excluída do mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.
Confira um pouco mais sobre como a comunicação digital pode fazer a diferença para pequenas e médias empresas nesta entrevista com Martha Gabriel:
Agradecimentos ao Curso de Ecommerce