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Aumentando as visitas em seu site Desmistificando SEO #01

02 de Out de 2012 | Tecnologia
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Você já parou para pensar porque determinados sites aparecem logo nas primeiras páginas de resultados do Google?

A resposta primária é até simples, os sites que aparecem logo de cara em uma simples pesquisa são os que tem alta relevância quanto ao assunto procurado. Mas se um site tem a mesma relevância sobre o assunto procurado que o outro, qual o critério para escolher qual fica acima?

Sites de busca, como o Google, utilizam milhares de critérios para posicionar um site em seus resultados. Para fazer o “checklist” destes critérios seria necessário uma boa barra de rolagens e paciência de ler todos os itens, mesmo assim, se preenchermos todos os itens requisitados, não haveria garantias de que o site em questão estaria bem posicionado.

Para um site estar bem colocado nas páginas de busca e assim ter maiores chances de receber visitas, ele deve se utilizar de técnicas de SEO “Search Engine Optimization” (em português: Otimização de Motores de Busca) e/ou também de links patrocinados.

As técnicas de SEO funcionam para os mecanismos de buscas mais conhecidos, como o Google, Yahoo e Bing. Já os links patrocinados utilizam a publicidade dentro dos próprios mecanismos de busca.

O número de profissionais especializados nesta área cresce a cada dia e a contratação destes profissionais é indicada.  Não é um trabalho fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças.

O trabalho do SEO é extenso e quase sempre a longo prazo. Além de utilizar técnicas próprias, o profissional de SEO faz o uso de táticas simples como compra de domínios de alta relevância ao assunto abordado, disseminação de links do site em questão para outros sites de maior audiência, e também utiliza ferramentas diversas espalhadas pela internet, afim de rastrear o que pode trazer maiores resultados.

No mundo do SEO, nenhum esforço de posicionamento é válido se o seu conteúdo não é relevante, não é original ou é repleto de erros de português. O grande primeiro passo para atrair visitantes para o seu site é escrever conteúdos com freqüência, de preferência textos inéditos e originais. Sites e blogs que copiam informações alheias sem dar os devidos créditos, além de agir de maneira antiética, também acabam se tornando irrelevantes nos mecanismos de busca por se tratarem de apenas uma réplica de um conteúdo anteriormente publicado.

É importante ressaltar que apesar de todo esse gerenciamento, é impossível estar nas primeiras posições nos resultados dos buscadores para todas as keywords (palavras chave) ligadas ao seu site.  Na visão do Google, empresas devem possuir sites rápidos, estáveis, com códigos bem escritos e sem conteúdo duplicado.

Nas empresas não costuma-se muito falar nisso, mas o trabalho de SEO depende muito mais do direcionamento de marketing do que as pessoas costumam acreditar! A pessoa designada a esta tarefa tem a reponsabilidade de apontar os produtos (no caso palavras chave) que deverão ser trabalhadas, analisar os dados da campanha feita, etc.

Lembramos que o SEO não é o único responsável pelo sucesso de um site, então invista na divulgação em todas as maneiras possíveis, seja em um folheto, cartão de visita, boca a boca, etc.

Postaremos mais sobre SEO em breve.

Tags: desmistificando, seo, visitas site
Bruno Risso
postado em Tecnologia por

Conteúdo é rei - Google “Panda“ - Mídias Sociais
Desmistificando SEO #02

10 de Out de 2012 | Tecnologia
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Há um tempo atrás o Google, líder no mercado de buscas na Internet, fez uma pesquisa para descobrir qual era o motivo de estar perdendo uma leve fatia do mercado para o recém criado buscador da Microsoft, o Bing. As pesquisas indicaram que o Google tinha “baixa credibilidade” nas respostas oferecidas. Isso queria dizer que, quando a pessoa buscava a palavra “bolsa”, sempre aparecia um site de sacanagem ou um site nada haver com o assunto nas respostas.

O Google então decidiu criar outros critérios para ranqueamento, baseados em relevância de conteúdo e na confiabilidade de outros usuários. Ancorou sua nova versão chamada de “Panda” em uma ideia muito básica que se baseia na premissa de que se diferentes pessoas, em diferentes lugares falam sobre o assunto buscado, então ele tem confiança.

Pensando assim, onde ele chegou? Nas redes sociais, claro! Lá todo mundo fala, elogia, critica, especula, linka, cita, cria afinidade e interage.

O Google Panda foi criado para medir a confiabilidade das páginas, mas ele não leva em consideração somente as redes sociais, ele usa outros fatores como comportamento das buscas, usabilidade do site, tempo de carregamento das páginas, conteúdo duplicado, conteúdo antes da quebra da página, bounce rate e uma dezena de outros fatores.

Não deixe de lembrar que os outros critérios básicos para relevância continuam valendo mais do que nunca, e que um site bem montado, com um domínio relevante, bem linkado, ainda é um site muito bem visto pelo Google. Mas a partir daí, para divulgar e gerar ações pelas mídias sociais é um pulo, não é!

Invista nas Redes Sociais, dedique um tempo para criar e gerenciar os perfis de sua empresa nas principais redes, como Facebook e Twitter. Curtir, compartilhar, retweet, +1 google plus são novas métricas que agora fazem a diferença no ranqueamento. Publique conteúdo relacionado ao trabalho que sua empresa realiza, divulgue seus serviços e atividades. Esteja presente! Ressaltamos que nada adianta ter perfis nas redes, se eles não são regularmente atualizados. Em muitos casos e de acordo com a demanda de suas publicações, é indicado a contração de um profissional capacitado para coordenar corretamente todas as atividades pertinentes ás redes sociais.

SEO é um assunto de constante aprendizado, no nosso próximo texto sobre esta série abordaremos o Link Building (construção de uma rede de links), aguarde!

Tags: desmistificando, seo, visitas site, google panda
Bruno Risso
postado em Tecnologia por

Apocalipse no Facebook / O Facebook não é seu!

23 de Out de 2012 | Atualidades
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Como já falamos aqui no site da Procriativo, ter presença nas redes sociais, hoje em dia é completamente obrigatório para o seu negócio, mas ter uma página no Facebook ativa, bem gerenciada e dentro das regras não é uma tarefa fácil.  Desde o mês passado, a rede social mais utilizada no Brasil, está promovendo uma  verdadeira limpa, deletando perfis e likes falsos e/ou irregulares.

 

Nas últimas semanas o Facebook deixou os profissionais de Social Media preocupados, quando deletou da rede mais de 100 páginas sobre humor, sem enviar aviso ou qualquer tipo de notificação, gerando muita especulação e revolta por parte dos donos das páginas deletadas. 

 

Ao contrário do que muitos pensaram, isso não aconteceu simplesmente “do nada”, Mark Zuckerberg, dono do Facebook,resolveu apagar as páginas que, segundo as regras da rede social, são de má qualidade, todas as páginas foram deletadas porque violaram, SIM, os Termos de Uso do site, a maioria por propaganda irregular.

 

O motivo da não notificação de exclusão, de acordo com o Facebook é: “parte-se do princípio que quem cria uma página está de acordo com eles [os Termos de Uso], afinal a pessoa concordou explicitamente com eles”.  Em outras palavras: Aceitou e não leu? Então não reclame.

 

No caso das fanpages de humor, o termo infringido foi o seguinte:

 

“III a) É PROIBIDO FAZER PROPAGANDA DE TERCEIROS NAS PÁGINAS”

 

Qualquer tipo de divulgação de terceiros em páginas (sejam posts, links para lojas de outros, etc) é terminantemente proibido. Ou seja, se você tem uma página de sucesso e quer ganhar dinheiro com ela, desista do modelo publi-editorial. Se você for pego falando de outra marca que não a sua própria, você corre o risco de ser excluído.

 

Segundo o próprio Facebook, esta proibição acontece por uma questão de respeito ao usuário: “parte-se do princípio de que seu eu curto e assino o conteúdo daquela página especificamente,  receber notícias, conteúdo de humor, etc, apenas dela e não de seus parceiros”.

 

As páginas que utilizavam metodologia barata para conseguir likes rapidamente, sorteios de produtos de assuntos nada relevantes com o proposto pela página e vários outros tipos de ações apenas criam um ambiente poluído e nenhuma ideia para o usuário, saiba ele disso ou não. Atento a estas ações o Facebook mudou a sua abordagem.

 

O mais importante é lembrar-se sempre que o Facebook não é seu, ele te dá um espaço lá dentro, então siga as regras e obedeça o que ele impõe nos “Termos de uso”.

 

Fica o alerta para quem gerencia uma página no Facebook. Evite que a sua página seja deletada, confira o documento e siga as regras!

Tags: apocalipse, facebook
Aline Lima
postado em Atualidades por

Link Building Desmistificando SEO #03

25 de Out de 2012 | Tecnologia
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Como dito anteriormente, um dos fatores que fazem seu site obter mais relevância aos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc) e consequentemente subir no ranking de resultados, são os links que apontam para ele.

Isso quer dizer que, quanto mais sites estiverem indicando o link do SEU site, mais o Google entende sua importância.

A questão crucial é como fazer o site ser “linkado” por outros sites?

Não podemos explicar isso sem antes apresentar dois termos muito importantes no mundo do SEO:  as estratégias on page e off page.

ON PAGE: são as ações (básicas) realizadas diretamente em seu site, que você tem domínio, e que o ajudarão a se tornar relevante aos buscadores, exemplo: conteúdo, montagem, domínio, etc;

OFF PAGE: são as ações que geram links externos, mirando para o seu site.

O primeiro passo para iniciar uma estratégia OFF PAGE é planejar e gerar conteúdo (sempre!) e a partir desse conteúdo incentivar a divulgação da informação. Muitas vezes a própria informação se encarrega disso, pois pode gerar tamanha repercussão que naturalmente outros sites vão querem apontar seu site como link.

As mídias sociais são um ótimo local para divulgar o seu conteúdo, e a partir dele a repostagem pode ser natural. Caso não seja, você pode se utilizar de contatos externos para dar uma forcinha. Aquele like, compartilhamento ou retweet de um amigo influente no assunto abordado pode ser o estopim para seu conteúdo bombar e consequentemente receber os links desejados.

A opinião de um blog é muito mais confiável do que um anúncio de revista. Pessoas acreditam em pessoas e blogs são escritos por pessoas comuns, fazendo com que o leitor se identifique muito mais.

Para gerar links para seu negócio, você pode contar uma boa história. A publicidade, hoje em dia, cada vez mais tem se resumido a contar uma boa história. Quanto melhor sua história, mais ficará no imaginário de seu público. Pessoas adoram uma boa história e você tem que se aproveitar desse fato. Marcas que tem boas histórias, são mais desejadas porque se aproximam mais do que as próprias pessoas vivem.

As estratégias de gerar conteúdo são inúmeras, pode ser uma ação falando da sua preocupação ambiental, soliedariedade, uma informação pública relevante de interesse mútuo ou focada, que contenha humor, etc. E as formas também são inúmeras, você pode gerar uma imagem bacana, um vídeo, um arquivo de áudio, etc.

Nessa fase do OFF PAGE vale de tudo, desde divulgar seu link em eventos, em canais de promoção da sua marca, interagindo fisicamente com seu público-alvo utilizando-se de materiais off line, como folhetos, cartões, catálogos, etc. para divulgar o seu site.

Para saber mais táticas e ideias sobre link building veja o post http://conrado.com.br/algumas-taticas-de-link-building/

Espero que estes posts tenham lhe ajudado a entender o que fazer para melhorar a posição do seu site e utilizar melhor o SEO a seu favor! E qualquer dúvida, estamos à disposição!

Mais sobre o assunto:

http://www.linkbuilding.com.br/

http://www.escoladinheiro.com/2008/05/08/introducao-ao-link-building-primeiros-conceitos/

Tags: seo, link building
Bruno Risso
postado em Tecnologia por
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