Diferente das outras redes sociais do momento, o Foursquare promove a interação do internauta com o mundo online e offline e vem chamando a atenção de diversas empresas no mundo todo graças a possibilidades de ações promocionais com baixo custo de anuncio. Com um visual bem intuitivo e funcionamento similar a um misto de Google Maps e Twitter, ele basicamente permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu smatphone. Ou seja, se você está em um restaurante, cinema, show, shopping ou qualquer outro estabelecimento, é possível informar seus amigos através do Foursquare.
Tudo funciona na base dos chamados "check-ins”, cada vez que você chega a um estabelecimento e realiza um check-in, que além de ser compartilhado com seus amigos do Foursquare, pode também ser compartilhado em outras redes sociais como o Facebook e Twitter. Com o intuito de ser colaborativa, a rede é mantida pelos usuários, que registram os locais que visitam e adicionam dicas a seu respeito.
Segundo dados apresentados pelo próprio site, a rede soma globalmente mais de 20 milhões de usuários, 750 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 2 bilhões de check-ins. No Brasil, cresceu cerca de 800% no último ano.
Com números tão significativos, para uma empresa o Foursquare pode trazer diversos benefícios se bem administrado, como:
- Aumento de divulgação de sua empresa nas redes sociais, capturando mais clientes.
- Acompanhamento das visitas na sua empresa, permitindo criação de promoções especiais para seus clientes, premiando os clientes assíduos.
- Disponibilidade de ferramentas para sua empresa aumentar a interatividade com clientes.
- Permite que seus clientes compartilhem suas opiniões sobre sua empresa, produto ou marca.
-Conhecer ainda mais o seu cliente, criar um relacionamento, criar buzz, descobrir novas oportunidades.
Existem algumas ferramentas no Foursquare para que as empresas possam se utilizá-lo para realizar promoções e melhorar cada vez mais a comunicação com seu público. Uma das formas é se identificar como dono da venue (local), e a partir dessa ação, criar promoções para atrair os usuários para seu estabelecimento, as chamadas Specials.
Existem dois gêneros distintos de campanha oferecidos, a primeira para atrair novos clientes e a segunda para premiar clientes existentes. São cinco os tipos de campanha para atração de novos consumidores:
• Swarm Special: consiste em uma promoção que somente ocorre após um determinado número mínimo de usuários realizarem crescem em sua venue. Assim que isso acontece, a premiação é desbloqueada. (exemplo: Entre as 22h e às 24h check-in com 5 ou mais pessoas em qualquer um dos 500 restaurantes Applebee’s é oferecido uma porção de Mozzarella Sticks).
• Friends Offer: A empresa define que o check-in deverá ser feito em sua venue por um grupo de pessoas com o número de integrantes pré-determinado (exemplo: a H & M lançou uma promoção com o seguinte conceito: faça check-in junto com três amigos ganhe 24% de desconto em qualquer item da loja).
• Flash Special: Tipo de promoção em que a empresa estipula um número pré-definido de Specials a serem liberados para as primeiras pessoas que chegarem a partir de determinado horário (exemplo: de 11/03 até o dia 09/04 o primeiro cliente que fizer check-in em sua loja ganhará um vale-compras de R$20).
• Newbie Special: Ao realizar o check-in na sua venue o cliente recebe algum brinde ou desconto. Este tipo de promoção serve para atrair e fidelizar clientes (exemplo: até o dia 11 de abril a Cupcakeria está oferecendo 5% de desconto para todos os clientes que fizerem o check-in pela primeira vez em qualquer uma das suas venues).
• Check-in Special: Disponibiliza para todas as pessoas que fizerem check-in na sua venue, totalmente livre para suas definições (exemplo: Usuários do Foursquare tem desconto de 15% para o tratamento no spa e 25% as segundas em um salão de beleza).
Para premiar clientes já captados, existem dois tipos de campanha, a “Loyality Special”, nela o estabelecimento pode premiar seu consumidor a cada numero pré-determinado de visitas consecutivas, a cada número pré-determinado de visitas totais ou por ter sido leal por um certo período de tempo. (exemplo: No seu sétimo jantar em um determinado restaurante, procure o chefe para a opção de uma refeição personalizada não existente no cardápio pelo preço normal). A segunda opção é a “Mayor Special” a qual premia o Mayor do local, Mayor é considerado o usuário que mais deu check-in na venue. No Brasil, o Spoleto realizou uma campanha em que toda sexta feira o primeiro Mayor que comparecesse no restaurante recebia uma refeição totalmente de graça.
As possibilidades variam de acordo com o seu tipo de negócio e público, porém são válidas para empresas tanto de grande e pequeno porte. Dedique um pouco do seu tempo para conhecer um pouco mais o Foursquare e aproveite os resultados!