Quando levamos nosso carro ao mecânico para consertá-lo, podemos até identificar o problema, mas não somos autoridade no assunto para dizer com exatidão o que assola o automóvel, bem como consertá-lo.
Não temos o conhecimento técnico necessário, não temos o olhar clínico apurado e nem temos as ferramentas para poder arrumar o problema (a não ser que você seja mecânico).
A confiança e o respeito depositados na empresa contratada para realizar um projeto na área de comunicação, são essenciais para que o trabalho seja bem realizado.
O briefing deve ser bem definido, já que se trata do resumo das informações que guiarão o projeto.
Detalhe é o que fará do seu projeto único, mas deve ser solicitado a tempo hábil.
Os pitacos devem ser deixados de lado e devem ser substituídos por observações relevantes.
Opiniões são válidas, mas desde que tenham embasamento.
Criação é algo subjetivo, mas existem regras a se seguir como: fluxo de leitura, estudo de cores, fontes adequadas ao projeto, etc. Podemos quebrar barreiras, extrapolar limites, mas antes, temos o conhecimento a nosso favor (o bom-senso prevalece).
Estudamos, lemos, nos informamos para que tenhamos conhecimentos em arte, história, cultura geral, e o principal, estudamos o cliente. Saiba que nenhum projeto é feito a toa.
Segue abaixo alguns links relevantes ao assunto, vale a pena ver! Se você é profissional da área, vai com certeza se identificar, caso não, vale a pena conferir.
Vídeo - Briefing - O Desafio
Vídeo - Designers X Clientes
Poster - I'm a Designer…
Poster - Delorean
Poster - Bola de cristal
Blog - Clients from Hell
Blog - 08 maneiras de enlouquecer um designer
Blog - 10 Mentiras para enrolar Designers
Imagem do post, agradecimento: divasca.blogspot.com