maoDestaques /

 QR Code: O que é e como funciona  

Todos         |         Atualidades          Design          Diversos          Tecnologia          Publicidade         

QR Code: O que é e como funciona

17 de Nov de 2011 | Atualidades

Recentemente, o mobile marketing conquistou uma arma poderosa - os códigos de resposta rápida, ou, como você deve ter ouvido falar por aí, os QR Code (QR=Quick Response). O primeiro código QR foi criado pela Toyota em 1994. Naquela época, ninguém poderia imaginar que, em cerca de 15 anos esta invenção ia causar um boom de marketing real em todo o mundo.

Do ponto de vista técnico, os códigos QR são códigos de barras bi-dimensionais que podem conter dados únicos (endereço de sites, informações de contato etc.). Se você estiver pensando em usar essa ferramenta em sua campanha, saiba que há diferentes geradores de código QR, e que você pode criar um código único para quase tudo que quiser. Segunda coisa que você precisa saber é que este código pode ser verificado com a ajuda de aplicativos gratuitos, que deve ser instalado em telefones celulares.

Audiência e Demografia

Bem, o Japão e a Coréia do Sul são verdadeiros pioneiros no âmbito da implementação de códigos QR em várias esferas da vida. Países ocidentais são um pouco mais lentos em adotar tecnologia. A situação atual mostra que o uso desta ferramenta de marketing será mais eficiente com audiência de jovens (grupos mais avançados nas novas tecnologias). iOS e Android são os sistemas móveis mais populares que usam leitura de código QR, e que têm as aplicações mais eficientes para esta finalidade. Os usuários de Twitter e Facebook são os mais avançados da web em termos de utilização de códigos QR. Não se iluda, considere a adição de algumas informações sobre os QR Code (o que é, como usá-lo, etc) antes de iniciar uma campanha. Além disso, você pode sempre experimentar diversos tamanhos, cores e diferentes formas para melhor envolver os visitantes e fazê-los experimentar esta tecnologia.

Dicas e Técnicas

Em suma, acreditamos que os QR Code podem ser usados como arma de marketing. Aqui estão algumas idéias que podem ajudar você a entender melhor como usá-los em seu negócio. Você vai perceber que a campanha inicialmente vai ser bastante experimental e, talvez, você não vai obter resultados positivos de imediato, embora de acordo com algumas estatísticas sobre as campanhas de marcas famosas como Pepsi-Cola e PlayStation, o uso de códigos QR em campanhas de marketing, definitivamente, vale a pena tentar. Abaixo segue uma pequena lista de possíveis práticas e os resultados que você pode esperar a partir de ações utilizando os QR Code.

    •    Branding e Promoção - você pode criar um código QR para um anúncio, currículo ou portfólio e distribuir esse código em muitas maneiras diferentes. Por exemplo, você pode colocá-lo em seu cartão de visita, perfis no Facebook e Twitter, avatar em fóruns, etc Além disso, você pode criar um código QR que irá adicionar o seu número de telefone e outras informações de contato para os dispositivos móveis dos que escaneiem este código. Muito legal, não é? Nesse papel o QR Code pode também funcionar objeto mensurador de campanhas!
    •    Promos - como uma parte de sua promo, você pode oferecer o código de desconto exclusivo, disponível apenas por meio de um código QR. Isto pode envolver seus clientes e visitantes para saber mais sobre essa tecnologia e, claro, fará com que eles queiram participar da sua promoção.
    •    SEO - distribuir o código QR permite downloads gratuitos de "freebies", como wallpapers, ilustrações livre, fotos e outras coisas semelhantes aos outros com o link para seu site.
    •    SMO - utilizando códigos QR para incentivar os visitantes a partilhar os seus conteúdos no Facebook lhe dará alguns meios de comunicação social e extras de link, fará sua marca mais reconhecível e pode até mesmo ajudar a construir uma comunidade a longo prazo.

O Futuro

É difícil prever todos os benefícios que você pode esperar com o uso de códigos QR em sua estratégia de marketing, tudo isso depende muito de seus objetivos, no entanto, presumimos que em um futuro próximo veremos mais e mais soluções originais utilizando códigos QR. É óbvio que a próxima geração de códigos de barras terá mais espaço físico para obter informações e só podemos imaginar o quão longe esta tecnologia pode ir.

Confira mais sobre QR Code e o futuro em - QR Codes e os TouchCodes

Ideias para campanhas e formas de se beneficiar com os QR Code:

  • http://shkspr.mobi/blog/index.php/category/qr/


Exemplos de utilização:

  • http://shkspr.mobi/blog/index.php/2011/04/ubiquitous-qr-codes/
  • http://www.moo.com/blog/2011/06/08/qr-codes-and-microsoft-tags-on-your-moo-cards/?utm_source=moosletter&utm_medium=email&utm_campaign=16082011US


Gere seu próprio código QR:

  • http://getreader.com/dt_po.shtml
  • http://www.qrstuff.com/
     
  • http://www.mobile-barcodes.com/qr-code-generator/


Baixe leitores de QR Code para todos os gostos e tipos de aparelhos:

  • http://www.mobile-barcodes.com/qr-code-software/
  • http://reader.kaywa.com/
  • http://reader.kaywa.com/getit
  • http://www.dansl.net/blog/?p=256


QR Code como biscoitos promocionais e brinde-chocolate:

  • http://www.qrchocolates.com/
     
  • http://qkies.de/


QR Code customizado:

  • http://www.qrlicious.com/?ap_id=qrstuff


Fonte: Blog Template Monster
Agradecimento: rodlivera.wordpress.com

Tags: mobile marketing, qr code, campanha qr code, ideias qr code
Bruno Risso
postado em Atualidades por
Tweetar
banner
Tweetar
balao
E-mail:
Telefone: /
Projetos de comunicação
desenvolvidos com empenho e
qualidade. Cuidamos da sua marca.
Entre em contato vamos conversar!
Copyright 2009 - 2014 © Procriativo Agência Multimídia - Todos os direitos Reservados.
A PROCRIATIVO
NOSSOS TRABALHOS
DESTAQUES
CONTATO
SIGA-NOS
Twitter
Facebook
Google+
LinkedIn
Vimeo
YouTube
Flickr
Pinterest
Instagram
Foursquare