briefing
name
loader

1- Como o nome vai ser usado ?

É importante sabermos todos os contextos de marketing que o nome será usado, exemplo: websites, panfletos, atendimento por telefone, etc.


2- que você vende ?

Queremos saber do que exatamente se trata a sua empresa. Quais produtos ou serviços, especificamente, sua empresa oferece aos seus clientes? Qual é o carro-chefe? Quanto mais completa a lista, melhor.


3- Em que segmentos você está competindo ?

Parece simples, mas as melhores respostas talvez não sejam imediatamente óbvias. Por exemplo, se você está introduzindo uma nova bebida saudável feita com café, sua concorrência pode incluir desde marcas que fabricam bebidas saudáveis, até bebidas com sabor de café e energéticos. Ou talvez você queira restringir o campo do seu foco. É sua decisão estratégica saber onde seu produto se encaixa melhor e quais categorias você quer assumir. Em outras palavras: em que categorias você se encaixa e, onde o seu público iria se não fosse na sua empresa?


4- Qual é sua história ?

Esta pergunta é muito importante para entendermos suas motivações e visão de mundo. Queremos saber como você foi parar aí onde está e o que motiva você a criar/mudar este negócio. Em que ano começou a trabalhar neste setor e porquê? Se você tiver alguma história específica, uma pessoa, um lugar, tudo pode ser uma inspiração de nome. O que tem de mais interessante em trabalhar nesta área? Como seu negócio vai melhorar a vida das pessoas/empresas?


5- Quem são seus concorrentes e que tipo de nomes eles estão usando?

Se você montar uma lista bastante completa de concorrentes (tente se lembrar do máximo possível, para complementar nossa pesquisa), muitas vezes poderemos identificar padrões de nomes dentro do espaço da sua indústria. Isso vai nos ajudar a identificar áreas de oportunidade; os tipos de nomes que não estão sendo usados na sua categoria possuem as melhores chances de diferenciá-lo.


6- Quem são seus clientes ?

Você está vendendo para clientes comuns, ou clientes empresariais? Adolescentes ou pré-adolescentes? Grandes e reconhecidas empresas ou lojinhas de esquina? Quanto mais focado e claro for seu público, mais fácil será atingi-los.


7- O que tem de diferente em você que seus clientes se importarão ?

MUITA ATENÇÃO! Esta pergunta é a mais importante do briefing, portanto pedimos que se dedique especialmente para respondê-la. Muitas empresas ficam tão envolvidas em expressar todas as coisas que compõe a sua marca que acabam não expressando nada em particular. Queremos saber aquelas coisas que você faz bem que seus concorrentes NÃO fazem – e que são importantes para as pessoas que você quer alcançar. Evite termos como "qualidade" e "excelência", pois são muito genéricos e vazios. Se você estava pensando em colocar uma destas opções, lhe perguntamos: o que significa "excelência" no seu negócio/produto/serviço? Afinal, o que torna você diferente de seus concorrentes? Que característica você tem que os outros não tem? O que os seus consumidores vão encontrar no seu negócio, que não vão encontrar em nenhum outro?


8- O que você quer que o nome comunique ?

Velocidade é um atributo chave da sua marca? Precisão? Talvez seu produto possua um formato realmente incomum. Ou talvez você veja sua empresa como algo que está forjando um caminho dentro de territórios desconhecidos, da mesma forma que heróis míticos. Embora os temas da mensagem possam mudar uma vez que o processo criativo se inicia, é sempre bom termos algumas ideias iniciais, que são relevantes para a sua marca e seus públicos.


10- Você está aberto a palavras derivadas de outras línguas ?

Por exemplo, a língua francesa pode transmitir um certo requinte (como em Itaú Personnalité) . Suaíle é divertido e vívido (Suco Jamba, por exemplo). Palavras em latim tendem a soar mais estáveis e tradicionais (Celatti e Cristallo, por exemplo).


11- Existem restrições legais ou linguísticas ?

Isso inclui qualquer palavra que você não pode utilizar por questões legais. Ou países em que o seu nome vai sobrevoar.


12- Tipos de nomes

Para chegarmos ao melhor resultado de nome é imprescindível saber quais são seus tipos de nomes preferidos. Assinale abaixo as categorias de nomes que você gostaria de ver na sua empresa.

Compostos ( Exemplos: Peixe Urbano, Coca Cola, Montana Metal, Diamante Negro, Casas Bahia, Elma Chips, Rede Globo, Quatro Rodas, Ponto Frio, NetShoes)


Frases (Exemplo: China in Box, Do Bem, Café do Ponto, Contém 1g, Vivenda do Camarão, Fogo de Chão, Casa do Pão de Queijo)


Mistura (Exemplo: Brastemp, Consul, Embratel, LocaWeb, TecToy, Nescau, SuFresh)


Palavras Estrangeiras (Exemplo: Cielo, Itaú, Lupo, Grow, Hering)


Palavras Reais ( Exemplo: Devassa, Abril, Alpino, Extra, Sadia, Havaianas, Centauro, O Boticário, União, Vivo, Tigre)


Palavras Modificadas (Exemplo: Kibon, Tok&Stok )


Nome Próprio (Exemplo: Gillete, McDonalds, Bobs, Gerdau, Dudalina, Pão de Açucar)


Siglas, Iniciais, Acrônimos (Exemplo: AM/PM, AVG, CBN, TAM)


Numerais (Exemplo: 7UP, 5 à Sec, 3 Corações)


Palavras Afixadas (Exemplo: Suquita, Imaginarium)


Inventado/Origem Obscura (Exemplo: Jontex, Kodak, Skol, Hopi Hari, Victa, Zoomp, Kuat)